Programação e Palestrantes

24/05/2013 – Sexta

  • 08h: Credenciamento
  • 08h30: Abertura do Simpósio
  • 09h: Antropologia do Nascimento Dr. Ricardo Herbert Jones, Médico Obstetra(RS)Ver Currículo
  • 10h10: Cofee Brack
  • 11h20: Assistência Humanizado ao recém-nascido Dr. Carlos Eduardo Corrêa, Médico Pediatra(SP)Ver Currículo
  • 12h30: Almoço
  • 14h: Promovendo o vínculo mãe-bebê após o nascimento Dr. Carlos Eduardo Corrêa, Médico Pediatra(SP)Ver Currículo
  • 15H30: Humanização do Nascimento Dr. Ricardo Herbert Jones, Médico Obstetra(RS)Ver Currículo
  • 17h30: ESPAÇO PARA DÚVIDAS E PERGUNTAS
  • 18h: Encerramento

25/05/2013 – Sábado

  • 08h: Aspectos legais da Enfermagem Obstétrica Enf. Dr. Donato José Medeiros - COREN-SPVer Currículo
  • 09h: A revolução paradigmática na atenção ao Nascimento Dr. Ricardo Herbert Jones, Médico Obstetra(RS)Ver Currículo
  • 10h10: Cofee Brack
  • 11h: Trabalho em Equipe na Assistência ao Parto Humanizado Enf. Obstetra Patrícia Borges(SJC)Ver Currículo
  • 12h: Parto Humanizado na Região: A experiência de quem faz Dra Juliana Paola – Médica Obstétra(SJC)Ver Currículo Dr César Damaceno – Médico Obstetra Jacaré-SPVer Currículo
  • 12h30: Almoço
  • 14h: – Nascer no Vale do Paraíba: um olhar sobre a nossa realizade Kátia Zeny Assumpção – Enf. Obst. Ms.(SJC-SP)Ver Currículo
  • 15:30h: A Doula e a importância do grupo de apoio na Gestação e Parto Doulas Flávia Penido(SJC)Ver Currículo Débora Magalhães – Doulas(Jacareí – SP)Ver Currículo
  • 16h30: Mulheres relatam suas experiências sobre parto e nascimento humanizado
  • 18h: Encerramento

Convidamos todos os interessados em transformar
o parto em um evento respeitoso, digno e
cientificamente embasado a participar do evento.

Inscreva-se!

Palestrantes

Dr. Ricardo Herbert Jones
Médico Obstetra(RS)


Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1985. Residência médica no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1986/87. Pós-graduado em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de homeopatia em 1994. Filiado à ReHuNa e Membro do Colegiado Nacional da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Conselheiro Médico e Membro da Humpar – Associação Portuguesa pela Humanização do Parto. Médico consultor do IPU – Instituto Perinatal del Uruguay. Representante do IMBCO – (International MotherBaby Childbirth Organization – Organização Internacional da Mãe Bebê para o Nascimento) para o Brasil, e colaborador do IMBCI (Iniciativa Internacional para a MãeBebê). Representante Internacional do MBNet junto ao IMBCI. Escritor de diversos livros.

Dr. Carlos Eduardo Corrêa
Médico Pediatra(SP)


Pediatra, especializado em Neonatologia, faz parte de equipes que participam de partos humanizados e trabalha com a construção da consciência da importância de se estabelecer uma relação de prazeres da mãe com seu bebê.

Enf. Dr. Donato José Medeiros
COREN-SP


Enf. Obstetra Patrícia Borges(SJC)


Pós Graduada em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário São Camilo – SP em 2007, estagiou nos Centros de Parto Normal do Hospital Amador Aguiar e Amparo Maternal – SP. Especialização em docência para o Ensino Superior pela IEVAP; Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Paraíba- SP em 2005. Consultora em Aleitamento Materno com bases nos protocolos do Ministério da Saúde desde 2003; Terapeuta Floral, certificada pelo Florais de Minas em 2012; Diretora da Novo Afeto desde 2005 e Parteira Domiciliar, com atendimento especializado à mulher e seus familiares, através de cursos, prestação de serviços e atendimento domiciliar e hospitalar no trabalho de parto, parto e nascimento; Trabalhou em Maternidades e Centro Obstétrico. Coordenadora e palestrante de Cursos e Eventos na Saúde da Mulher na região do Vale do Paraíba - SP.

Dra Juliana Paola
Médica Obstétra(SJC)


Dr César Damaceno
Médico Obstetra Jacaré-SP



Kátia Zeny Assumpção
Enf. Obst. Ms.(SJC-SP)


Msc. Kátia Zeny Assumpção Pedroso; Enfª. Obstetra formada na UFRJ-EEAN, Especialista em Obstetrícia e Saúde Pública, Parteira Domiciliar, docente do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da EEWB, consultora em aleitamento materno desde 1991. Trabalhou em vários hospitais em São Paulo (HU-USP, Hospital e Maternidade São Luiz-Itaim, etc), Prefeitura de SJC, etc. Associada da Novo Afeto e Coordenadora e palestrante de Cursos e Eventos na Saúde da Mulher na região do Vale do Paraíba – SP.

Doulas Flávia Penido(SJC)


Formada em Psicólogia, na França, Educadora Perinatal e Doula formada pelo GAMA em SP. Arteterapeuta. Atua como Doula desde 2007. Ministra curso de preparação para o parto para gestantes e casais, coordenadora da Roda Bebedubem em São José dos Campos - SP.

Débora Magalhães
Doulas(Jacareí – SP)


Debora Regina Magalhães Diniz, formada em Letras com pós-graduação em literatura e semiótica é mãe de 3 crianças nascidas naturalmente. A busca e a conquista por um parto respeitoso em sua primeira gestação mudou radicalmente sua vida. Formou-se doula e educadora perinatal pelo GAMA, em 2004 e, partir de então, tem participado de inúmeros encontros e congressos sobre humanização do nascimento e amamentação. É membro da Parto do Princípio e co-fundadora Movimento Infância Livre de Consumismo. Há quase 10 anos auxilia mulheres em seu processo de gestação, parto e puerpério.